Como temos vindo a perceber, a Educação Visual e Tecnológica tem em si, uma incontornável componente interdisciplinar. Assim, e perante a necessidade de identificarmos a nossa capa, partimos, no 6º ano, para um trabalho em que a matemática esteve bastante presente.
Fizemos estudos de lettering, personalizados, para o nome, número e turma.
Os traçados geométricos ditavam as regras… e a nossa imaginação fazia o resto.
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Imaginando e criando um tipo de letra personalizada |
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A definição da altura e largura da letra estavam definidas pelas linhas guias |
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A pintura da letra foi fundamental na sua caracterização |
Acrescentamos um elemento decorativo que partiu de isometrias.
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Limite Circular I, Xilogravura, 1958, com diâmetro de 42 cm |
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Cada vez mais pequeno, entalhe em madeira, 1956, 38 x 38 cm. |
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Répteis, litografia, 1943, 33,5 x 38,5 cm |
Pelo caminho exploramos com o compasso, composições que reflectiam; dividimos a circunferência em oito partes e pusemos triângulos isósceles em rotação; e também construímos hexágonos regulares em translação.
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Isometria de reflexão (eixo na vertical) |
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Isometria de reflexão (eixo na horizontal) |
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Isometria de rotação (triângulo isósceles em rotação para a esquerda) |
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Isometria de rotação (rotação para a direita) |
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Isometria de translação e pavimentação (de hexágonos regulares) |
Na altura de colar estes elementos na capa, procuramos estar atentos a uma composição visual equilibrada.
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Recortando os elementos |
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Colando na frente capa |
E eis alguns resultados...
Vamos comentar.
Muito bom mas podia por mais imagens do 6C! Têm muito talento
ResponderEliminarAbraços Anónimo
gostei muito, mas como eu sou do 6ºC, acho que e o melhor
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