domingo, 30 de outubro de 2011

Identificação da capa: Lettering e Isometrias

Como temos vindo a perceber, a Educação Visual e Tecnológica tem em si, uma incontornável componente interdisciplinar. Assim, e perante a necessidade de identificarmos a nossa capa, partimos, no 6º ano, para um trabalho em que a matemática esteve bastante presente.

Fizemos estudos de lettering, personalizados, para o nome, número e turma.
Os traçados geométricos ditavam as regras… e a nossa imaginação fazia o resto.
Imaginando e criando um tipo de letra personalizada
A definição da altura e largura da letra estavam definidas pelas linhas guias
A pintura da letra foi fundamental na sua caracterização
Acrescentamos um elemento decorativo que partiu de isometrias.
E o Escher deu uma ajuda.
Limite Circular I, Xilogravura, 1958, com diâmetro de 42 cm

Cada vez mais pequeno, entalhe em madeira, 1956, 38 x 38 cm.

Répteis, litografia, 1943, 33,5 x 38,5 cm
Pelo caminho exploramos com o compasso, composições que reflectiam; dividimos a circunferência em oito partes e pusemos triângulos isósceles em rotação; e também construímos hexágonos regulares em translação.
Isometria de reflexão (eixo na vertical)

Isometria de reflexão (eixo na horizontal)
Isometria de rotação (triângulo isósceles em rotação para a esquerda)

Isometria de rotação (rotação para a direita)

 

Isometria de translação e pavimentação (de hexágonos regulares)
Na altura de colar estes elementos na capa, procuramos estar atentos a uma composição visual equilibrada.
Recortando os elementos

Colando na frente capa
E eis alguns resultados...




Vamos comentar.

2 comentários:

  1. Muito bom mas podia por mais imagens do 6C! Têm muito talento

    Abraços Anónimo

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  2. gostei muito, mas como eu sou do 6ºC, acho que e o melhor

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