1.
Representação bidimensional do rosto de cada aluno apenas com pontos.
O ponto é o elemento visual mais simples da forma. Muitos artistas utilizaram o ponto como técnica de representação. Por exemplo os impressionistas Georges Seurat ou Paul Signac.
A concentração ou a dispersão do ponto dá-nos a sensação do claro-escuro e da tridimensionalidade.
Deste modo, auxiliados por uma fotocópia do rosto ampliada, uma folha de papel vegetal e um marcador copiamos o rosto usando apenas os pontos.
Representação do rosto usando apenas o ponto. |
2.
Representação bidimensional do rosto de cada aluno com a linha e com a mancha.
A linha e a mancha são também elementos visuais que definem a forma das coisas.
O exercício que realizamos foi o de copiar o rosto para uma folha de papel cavalinho. Chamamos a isto um desenho de observação, já que temos de estar muito atentos a todos os pormenores do desenho que queremos copiar.
A “técnica da quadrícula” orientou-nos o desenho. Na fotocópia e com a régua e o esquadro desenhamos uma quadrícula. Na folha de papel cavalinho fizemos o mesmo.
Como lápis B, ou nº 1, copiamos a imagem da fotocópia. As linhas desenharam a configuração da cabeça, dos olhos, do nariz, da boca, etc.. As manchas preencheram a superfície escurecendo as sombras. A intensidade do traço fazia com que as linhas e as manchas ficassem mais grossas ou mais finas.
Cópia do desenho do rosto, usando uma quadrícula para a orientação do desenho |
Alguns trabalhos de representação das formas do rosto com pontos, linhas e manchas |
3.
Representação tridimensional do rosto, através de máscaras.
Para a sua construção escolhemos o gesso que é um material natural, de cor branca e de grão muito fino. O gesso com que trabalhamos veio em ligaduras, porém, se quisermos, podemos comprar o gesso em pó.
Moldamos o gesso ao rosto, isto é, o gesso adquiriu a forma do rosto. Após o contacto com a água o gesso transforma-se num líquido espesso, possibilitando a sua moldagem, que rapidamente endurece fixando a forma que adquiriu.
Moldagem das ligaduras de gesso à forma do rosto |
Para a sua decoração, utilizamos a pintura. Mas antes imaginamos como a iríamos pintar. Por isso desenhamos e pintamos a lápis de cor a nossa ideia no papel - o projeto da pintura.
Para pintar usaram-se tintas acrílicas, que são umas tintas mais brilhantes, por exemplo em relação ao guache. E também são mais resistentes e aderem melhor ao gesso.
Para pintar usamos um método. Respeitando o projeto, primeiro pintamos o amarelo por ser uma cor mais clara. Em seguida usamos o vermelho primário, mais conhecido por magenta. Ao misturarmos os dois fizemos um laranja.
Na aula seguinte continuamos com o amarelo, e inserimos o azul. Da mistura das duas surgiu o verde.
Na última aula pintamos com o azul e com o magenta, e da mistura apareceu o violeta.
Compreendemos por isso que as cores se forem misturadas originam outras diferentes. Por isso podemos dizer que o amarelo, magenta e azul ciano são cores primárias. Ao misturarmos as cores primárias entre si duas a duas, obtêm-se outras: as cores secundárias que são o verde, laranja e violeta.
Pintura das máscaras de gesso, com tinta acrílica |
A exposição destes e outros trabalhos com máscaras podem ser vistos na exposição coletiva que está na biblioteca da escola.
Passa por lá e procura a tua...
Exposição de máscaras dos alunos do 2º ciclo, patente na biblioteca da escola |
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