Primeiro registando essas formas directamente na imagem com o auxílio de um qualquer material riscador. (Por exemplo uma árvore arredondada, pode ser sintetizada numa figura circular; um telhado pode ser uma figura triangular ou até quadrangular; etc.
Reproduziu-se, depois, a mesma síntese para uma folha de papel cavalinho (suporte), a lápis e pintando (material).
No final desta aula conseguimos uma composição bidimensional (esboço) derivada de um processo de síntese da imagem.
processo de síntese de uma imagem, pela sua configuração e cor |
Procuramos perceber que o envolvimento (o que vemos) pode ser estruturado e organizado por formas e estruturas geométricas.
Para descobrir mais sobre operações geométricas, vai a: http://www.geometricas.net/
Deste modo, na aula seguinte, procuramos algumas formas geométricas nas nossas composições: quadriláteros, triângulos e circulos.
Por escrito designamos:
1. os nomes dos polígonos a usar, sua classificação e dimensões/amplitudes;
2. o espaço que irão ocupar (a cima/a baixo, esquerda/ direita) na folha;
3. a cor que terão (uniformizada).
Esta composição serviu de projecto para a construção de uma escultura cinética (mobile).
Abordamos conteúdos como a ESTRUTURA, MEDIDA (equilíbrio de massas) e MOVIMENTO. E ainda falamos do MATERIAL (arame e latão), e TRABALHO (instrumentos e cuidados).
1. Instrumentos de trabalho: alicates.
2. Material: arame (várias espessuras) e a folha de latão (por exemplo, reaproveitando as latas dos refrigerantes).
Como área de exploração esteve presente a CONSTRUÇÃO.
processo de construção dos mobiles |
as diferentes fases do processo |
trabalhos de alunos do 5ºD e do 5ºE |
"Para a grande maioria das pessoas que olham para um móbile, não se trata de mais do que uma série de objectos planos que se movem. Para alguns pode ser poesia"
"Porque é que a arte tem que ser estática? O próximo passo é a escultura em movimento.
Alexander Calder (1898-1976)
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