segunda-feira, 9 de abril de 2012

síntese de imagens e esculturas cinéticas

Recorrendo a uma imagem fotográfica, recolhida ao acaso de uma revista, iniciamos um processo de síntese (resumo), procurando formas simples, pela sua configuração (contornos) e cor.
Primeiro registando essas formas directamente na imagem com o auxílio de um qualquer material riscador. (Por exemplo uma árvore arredondada, pode ser sintetizada numa figura circular; um telhado pode ser uma figura triangular ou até quadrangular; etc. 
Reproduziu-se, depois, a mesma síntese para uma folha de papel cavalinho (suporte), a lápis e pintando (material).
No final desta aula conseguimos uma composição bidimensional (esboço) derivada de um processo de síntese da imagem.

processo de síntese de uma imagem, pela sua configuração e cor

Procuramos perceber que o envolvimento (o que vemos) pode ser estruturado e organizado por formas e estruturas geométricas.
Para descobrir mais sobre operações geométricas, vai a: http://www.geometricas.net/
 
Deste modo, na aula seguinte, procuramos algumas formas geométricas nas nossas composições: quadriláteros, triângulos e circulos. 
Por escrito designamos:
1. os nomes dos polígonos a usar, sua classificação e dimensões/amplitudes; 
2. o espaço que irão ocupar (a cima/a baixo, esquerda/ direita) na folha; 
3. a cor que terão (uniformizada).

Esta composição serviu de projecto para a construção de uma escultura cinética (mobile).
Abordamos conteúdos como a ESTRUTURA, MEDIDA (equilíbrio de massas) e MOVIMENTO. E ainda falamos do MATERIAL (arame e latão), e TRABALHO (instrumentos e cuidados).
1. Instrumentos de trabalho: alicates.
2. Material: arame (várias espessuras) e a folha de latão (por exemplo, reaproveitando as latas dos refrigerantes).
Como área de exploração esteve presente a CONSTRUÇÃO.

processo de construção dos mobiles


as diferentes fases do processo

trabalhos de alunos do 5ºD e do 5ºE

"Para a grande maioria das pessoas que olham para um móbile, não se trata de mais do que uma série de objectos planos que se movem. Para alguns pode ser poesia"


"Porque é que a arte tem que ser estática? O próximo passo é a escultura em movimento.


Alexander Calder (1898-1976)


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