A unidade de trabalho que estamos a desenvolver neste segundo período lectivo, (Banda desenhada do conto "O rapaz de bronze" de Sophia de Melo Breyner) foi, por momentos interrompida, por terem solicitado o nosso contributo na realização de um cartaz alusivo à importância da boa alimentação, nomeadamente, o consumo de frutas.
Foi uma corrida contra o tempo! Em três aulas de EVT - Resolver o problema!
Iniciamos este projecto com uma base de trabalho que possibilitou vários tipos de abordagem. Tratou-se de um poema de Eugénio de Andrade, que pensamos ter sido escrito após este ter comido vários tipos de fruta durante o dia, terminando, à noite, com duas tangerinas. (Já agora: Tangerina de manhã é ouro, à tarde é prata e à noite faz a delícia de qualquer auto-didacta)
FRUTOS
Pêssegos, pêras, laranjas,
Morangos, cerejas, figos,
Maçãs, melão, melancia,
Ó música de meus sentidos,
Deixai-me agora falar
Do fruto que me fascina,
Pelo sabor, pela cor,
Pelo aroma das sílabas:
Tangerina, tangerina.
Eugénio de Andrade
Após termos declamado, com sonoridade e entusiasmo, reunimos opiniões e começamos a esboçar de que forma tranformaríamos este poema num formato visual. "E que tal substituírmos as palavras por imagens?". Crescem ideias na partilha de distintas imaginações.
Antes de avançarmos, investigamos e estudamos as regras essenciais para a elaboração de cartazes. Os cartazes são um meio de comunicação bastante comum e eficaz, e com o qual lidamos no nosso quotidiano, quer seja no seu grande formato em outdoors ou em pequeno formato, com informações detalhadas sobre produtos ou acontecimentos.
Analisamos e criticamos alguns exemplos de cartazes. Eles pretendem que estejamos informados ou apenas apelar a uma determinada acção/iniciativa do público-alvo.
Identificadas as regras fundamentais para a construção de um cartaz -fácil leitura, conjugação harmoniosa de imagem (apelativa), lettering e cor e originalidade, avançamos com a realização do nosso cartaz.
Qual a mensagem principal que queremos transmitir com o cartaz?
Como vamos desenhar o texto? Que tipo de letra vamos usar?
Recortar letras decalcadas de jornais ou revistas?
Desenhar letras imaginadas? Processar o texto no computador?
Quais as cores que devemos utilizar?
Que técnicas devemos usar? Desenho, pinturas, recortes e colagens, fotografias?
Nota: Depois de termos exposto o cartaz na cantina, temos visto aumentar o consumo de fruta na escola!
Esta campanha não se refletiu sobre mim
ResponderEliminarnem a mim mas esta muito repito muito fixe
ResponderEliminar