terça-feira, 19 de abril de 2011

“O Rosto numa composição de texturas“

A representação do Rosto foi o tema principal das aulas de EVT, durante o segundo período. Mas foi também um motivo para falarmos de proporções, de simetria, de estrutura, de textura e de pintura. Desenhamos, moldamos, modelamos e pintamos.

O trabalho iniciou com um estudo Rosto Humano para a sua representação. Foram inseridos conceitos como a proporção, simetria e estrutura, necessários a uma interpretação e compreensão do rosto. Exploraram-se estes conceitos através do Desenho, tendo sempre como horizonte a necessidade de muita prática (para isso, é preciso tempo), que proporcione, não apenas a técnica do “como” desenhar, mas as capacidades para interpretar o motivo do desenho, numa premissa de que as dificuldades nunca serão a falta de habilidade, mas a compreensão e a motricidade própria de cada um.

O trabalho aqui desenvolvido deve, deste modo, ser entendido como um processo em que se vão adquirindo competências, sem valorizar cada etapa como um produto acabado ou um trabalho final.

Ainda com a referência do rosto, abordou-se a moldagem, desta vez através de um molde préviamente preparado.

Recorrendo ao gesso líquido como material, moldaram-se rostos, atendendo a conteúdos importantes do Trabalho como são o caso da Segurança e Higiene, bem como Organização, para a produção. Relacionando desta feita o material com a técnica em vigor, bem como um conhecimento das características sobre o próprio material.

Na terceira fase da Unidade de Trabalho realizamos a composição visual texturada, colando aí rosto de gesso. Aproveitamos então para explorar o conceito de textura através da recolha, representação e produção de texturas variadas.

Seguidamente realizamos o projecto de trabalho em papel cavalinho A3, em desenho e pintura a lápis de cor.

O suporte no qual realizaram a composição era em madeira, pelo que foi necessário a aplicação de algumas técnicas de preparação da madeira.

Iniciamos mais tarde a composição texturada, utilizando materiais diversos desde papel (com a técnica de papel machê) e outros materiais misturados com cola branca, seleccionados tendo em conta as qualidades expressivas dos mesmos.

Deste modo modelamos os materiais seleccionados com vista a lhes dar a forma pretendida.

Na quarta e última fase, dedicada à pintura da composição, foram introduzidas algumas noções sobre a cor, sua natureza e impacto no envolvimento. Desenvolvemos a técnica de pintura através de pequenos exercícios a guache.

No final aplicamos a cor e finalizamos a composição.

Os resultados estão aí, comentemos…


Sem comentários:

Enviar um comentário